Aumento dos índices de trabalho infantil em todo o mundo acende alerta

 

Amanhã, dia 12 de junho, celebra-se o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. E a data ganhou especial relevo no momento atual, pois, pela primeira vez em duas décadas, o total de crianças em situação de trabalho infantil subiu para 160 milhões em todo mundo, alta de 8,4 milhões nos últimos quatro anos, com um grande papel da pandemia de covid-19 nessa piora.

As estatísticas fazem parte do relatório “Trabalho Infantil: Estimativas Globais 2020, tendências e o caminho a seguir”, elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O documento informa ainda que, somente no Estado de São Paulo, o labor infantil cresceu 26% entre Maio e Julho de 2020 entre as famílias assistidas pela Unicef, instituição que também participou da elaboração do documento.

O quadro só reforça a importância de iniciativas de tribunais e órgãos públicos de todo o país que buscam a erradicação de formas de trabalho nocivas à sociedade. O Tribunal Regional do Trabalho da 2º Região é um deles, mantendo a Equipe de Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, liderada pela desembargadora Ivani Contini Bramante, como parte do Comitê do Trabalho Decente e Seguro.

Para ter acesso ao estudo completo da OIT e da Unicef (em inglês), clique aqui. Conheça também o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho, que serve de base para a atuação dos TRTs. 

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp