Balcão Virtual: novo serviço presta atendimento a cidadãos e advogados de forma remota

 

A partir de agora, o TRT da 2ª Região conta oficialmente com o Balcão Virtual, uma plataforma de atendimento telepresencial, por meio de videoconferência. Com a iniciativa, advogados, procuradores, partes em processos e cidadãos em geral terão uma forma de buscar atendimento sem que seja necessário o deslocamento físico. O link para acessar a ferramenta foi disponibilizado no menu Contato > Balcão Virtual, ou clique aqui.

A novidade levou em conta a necessidade de se criar mais um canal de comunicação entre o público externo e as unidades do Tribunal, ajudando a superar desafios impostos pela pandemia de covid-19. 

O horário de atendimento será exclusivamente das 11h30 às 18h, nos dias em que houver expediente, de acordo com a ordem de entrada na sala. No início da videochamada – que poderá ser gravada – será necessário exibir um documento original com foto.

O servidor designado para o Balcão Virtual prestará o primeiro atendimento e poderá agendar a continuidade com outros servidores para a complementação, se necessário. Se o processo em questão estiver em segredo de justiça, o advogado ou a parte precisará comprovar sua habilitação.

Vale lembrar que o Balcão Virtual não substitui o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em nenhuma de suas finalidades, não exclui outras modalidades de atendimento virtual já utilizadas e não se destina ao contato com os gabinetes de magistrados de 1º e 2º graus.

É importante salientar também que cabe aos interessados providenciar os meios necessários, celular, computador ou tablet, para o acesso, não sendo de responsabilidade do TRT-2 o fornecimento de suporte técnico.

A oficialização do Balcão Virtual foi feita pelo Ato GP nº 14/2021, publicado na edição de segunda-feira (15) do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), observando a Resolução nº 372 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

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