Capacitação de magistrados e servidores reforça o compromisso do TRT-2 com a conciliação

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) celebrou a formatura telepresencial da 4ª turma de conciliadores no final de setembro (25), que capacitou 16 magistrados e 39 servidores. O Curso de Formação e Capacitação de Conciliadores e Mediadores foi promovido pela Escola Judicial (Ejud-2), sob a coordenação da desembargadora aposentada Regina Maria Vasconcelos Dubugras, para aprimorar o serviço prestado ao cidadão que busca resolver seus conflitos via acordo.

O evento virtual contou com palestra do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O palestrante abordou os impactos da covid-19 no país, como queda do PIB, aumento dos índices de desemprego e dos pedidos de falência. Também apontou as consequências para a Justiça do Trabalho, apresentou dados da produtividade do Judiciário e indicou meios de superação da crise pela via consensual.

Os participantes também prestaram homenagem à desembargadora Jucirema Maria Godinho Gonçalves, pela atuação frente ao Nupemec-JT2 (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), durante a gestão 2018-2020.

Conheça os Cejuscs

Cejuscs (Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) são unidades especializadas em promover o acordo entre as partes, com técnicas de mediação que facilitam a conciliação. Os Cejuscs seguem realizando audiências por videoconferência e qualquer reclamação trabalhista pode ser encaminhada a um Cejusc para tentativa de acordo, em qualquer fase do processo.

O TRT-2 possui sete unidades em 1ª instância, nos seguintes locais: Ruy Barbosa (sede), Zona Leste, Zona Sul, Baixada Santista, ABC, Guarulhos e Barueri. E conta com o Cejusc 2ª instância, para processos em trâmite no Tribunal, e o Cejusc Coletivos, ligado à Vice-Presidência Judicial. Nas ações coletivas, também é possível atuar de forma pré-processual, ou seja, as partes podem chegar a um acordo antes da instauração do processo.

Para mais informações, acesse o portal da conciliação.

Para dicas e orientações sobre as videoaudiências, assista à playlist sobre o tema no canal do TRT-2 YouTube. E, no vídeo a seguir, confira a simulação de uma audiência de conciliação.

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp