Cerca de 70% dos usuários confiam na Justiça do Trabalho, segundo pesquisa de satisfação

De cada dez usuários dos serviços prestados pelo TRT da 2ª Região, sete dizem confiar na instituição. Entre os pontos mais elogiados estão, por exemplo, as instalações físicas do Regional e o esclarecimento de dúvidas durante as sessões de conciliação. Foi o que demonstrou o relatório de resultados da Pesquisa de Satisfação de 2019, divulgado recentemente. Esta é a segunda vez em que o Regional colhe as impressões do público externo – especialmente de advogados e partes em processos trabalhistas – com relação aos serviços que presta à sociedade (a primeira foi em 2017).

A pesquisa pretende identificar as expectativas, opiniões e críticas do cidadão para a melhoria do serviço prestado; dar transparência aos atos públicos, prestar contas e abrir um canal de comunicação com o usuário; e atender ao Plano Estratégico Institucional (PEI 2015-2020) do TRT-2, que estabeleceu o indicador “Grau de Satisfação com os Serviços Prestados”, a ser aferido por meio de pesquisa com o público externo a cada dois anos.

O questionário foi elaborado com cinco temas: Serviços On-Line; Prestação Jurisdicional; Atendimento; Instalações Físicas; e Comunicação. Também foi avaliado o nível de confiança no TRT-2 e o grau de satisfação geral com os serviços prestados pelo Tribunal.

Nessa edição de 2019, investiu-se, ainda, em um bloco de questões para que advogados e partes avaliassem a conciliação no TRT-2. Esse bloco poderá variar o tema nas próximas edições da pesquisa. No total, 1.239 pessoas responderam ao questionário em 2019, o que representa 28% a mais do que em 2017.

Resultados

O grau de satisfação com os serviços prestados pelo TRT-2 foi de 59,2%. O índice aumentou 5,6% em relação a 2017, mas não atingiu a meta de 60% estabelecida pelo Plano Estratégico Institucional. O item Instalações Físicas foi o que recebeu mais respostas positivas (80,4%), especialmente no que se refere aos procedimentos de segurança para acesso aos prédios.

Entre os itens passíveis de melhoria, estão os Serviços On-line (54,6%) e o Atendimento (47,8%). O primeiro variou negativamente em relação à edição de 2017 da pesquisa, resultado provavelmente influenciado por instabilidades iniciais da nova versão do PJe (Processo Judicial Eletrônico). O segundo item variou positivamente, porém ainda ficou abaixo de 50% de respostas positivas.

Os serviços relacionados à Prestação Jurisdicional foram mais bem avaliados que em 2017. No 1º grau, os destaques positivos foram as características e qualidades esperadas dos magistrados; o prazo entre a petição inicial e a primeira audiência; e o tempo de tramitação dos processos na fase de conhecimento. Os pontos negativos foram o tempo de tramitação dos processos na fase de execução; e a realização das audiências no horário previsto.

No 2º grau, foram elogiados o preparo técnico, conhecimento das causas e das normas jurídicas, assim como a cordialidade e o tratamento respeitoso do magistrado de 2º grau. O tempo razoável de tramitação dos processos recebeu mais avaliações positivas que na pesquisa anterior, chegando a 44,1%.

Referente à questão da Conciliação, 70% dos entrevistados disseram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com os procedimentos adotados durante a conciliação. O item visto mais positivamente foi o esclarecimento de dúvidas em relação ao acordo.

Sobre o nível de confiança no TRT-2, quase 70% dos entrevistados disseram que sempre ou quase sempre confiam na instituição. O grau de satisfação geral com os serviços prestados ficou com a média de 6,5, sendo que o valor que aparece com mais frequência nas respostas manteve-se em 7.

Para conhecer a íntegra do relatório de resultados da Pesquisa de Satisfação 2019, clique aqui.

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