De cada dez usuários dos serviços prestados pelo TRT da 2ª Região, sete dizem confiar na instituição. Entre os pontos mais elogiados estão, por exemplo, as instalações físicas do Regional e o esclarecimento de dúvidas durante as sessões de conciliação. Foi o que demonstrou o relatório de resultados da Pesquisa de Satisfação de 2019, divulgado recentemente. Esta é a segunda vez em que o Regional colhe as impressões do público externo – especialmente de advogados e partes em processos trabalhistas – com relação aos serviços que presta à sociedade (a primeira foi em 2017).
A pesquisa pretende identificar as expectativas, opiniões e críticas do cidadão para a melhoria do serviço prestado; dar transparência aos atos públicos, prestar contas e abrir um canal de comunicação com o usuário; e atender ao Plano Estratégico Institucional (PEI 2015-2020) do TRT-2, que estabeleceu o indicador “Grau de Satisfação com os Serviços Prestados”, a ser aferido por meio de pesquisa com o público externo a cada dois anos.
O questionário foi elaborado com cinco temas: Serviços On-Line; Prestação Jurisdicional; Atendimento; Instalações Físicas; e Comunicação. Também foi avaliado o nível de confiança no TRT-2 e o grau de satisfação geral com os serviços prestados pelo Tribunal.
Nessa edição de 2019, investiu-se, ainda, em um bloco de questões para que advogados e partes avaliassem a conciliação no TRT-2. Esse bloco poderá variar o tema nas próximas edições da pesquisa. No total, 1.239 pessoas responderam ao questionário em 2019, o que representa 28% a mais do que em 2017.
Resultados
O grau de satisfação com os serviços prestados pelo TRT-2 foi de 59,2%. O índice aumentou 5,6% em relação a 2017, mas não atingiu a meta de 60% estabelecida pelo Plano Estratégico Institucional. O item Instalações Físicas foi o que recebeu mais respostas positivas (80,4%), especialmente no que se refere aos procedimentos de segurança para acesso aos prédios.
Entre os itens passíveis de melhoria, estão os Serviços On-line (54,6%) e o Atendimento (47,8%). O primeiro variou negativamente em relação à edição de 2017 da pesquisa, resultado provavelmente influenciado por instabilidades iniciais da nova versão do PJe (Processo Judicial Eletrônico). O segundo item variou positivamente, porém ainda ficou abaixo de 50% de respostas positivas.
Os serviços relacionados à Prestação Jurisdicional foram mais bem avaliados que em 2017. No 1º grau, os destaques positivos foram as características e qualidades esperadas dos magistrados; o prazo entre a petição inicial e a primeira audiência; e o tempo de tramitação dos processos na fase de conhecimento. Os pontos negativos foram o tempo de tramitação dos processos na fase de execução; e a realização das audiências no horário previsto.
No 2º grau, foram elogiados o preparo técnico, conhecimento das causas e das normas jurídicas, assim como a cordialidade e o tratamento respeitoso do magistrado de 2º grau. O tempo razoável de tramitação dos processos recebeu mais avaliações positivas que na pesquisa anterior, chegando a 44,1%.
Referente à questão da Conciliação, 70% dos entrevistados disseram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com os procedimentos adotados durante a conciliação. O item visto mais positivamente foi o esclarecimento de dúvidas em relação ao acordo.
Sobre o nível de confiança no TRT-2, quase 70% dos entrevistados disseram que sempre ou quase sempre confiam na instituição. O grau de satisfação geral com os serviços prestados ficou com a média de 6,5, sendo que o valor que aparece com mais frequência nas respostas manteve-se em 7.
Para conhecer a íntegra do relatório de resultados da Pesquisa de Satisfação 2019, clique aqui.