Justiça do Trabalho celebra Dia Mundial do Meio Ambiente e promove sustentabilidade

Em 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data escolhida em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), buscando aumentar a conscientização sobre a causa ambiental. Ao longo de quase 50 anos, a data se transformou em uma plataforma global de mudança, abordando temas urgentes como poluição marinha, aquecimento global, consumo consciente e crimes contra a vida selvagem.

A Justiça do Trabalho, em atenção às diretrizes traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promove a sustentabilidade, em respeito ao meio ambiente e preservação da vida, e adota políticas de redução do consumo e resíduos produzidos. Nesse sentido, entre os anos de 2015 e 2019, houve redução no consumo de papel (58%), copos plásticos (47%), energia elétrica (14%) e água (9%).

Entre as medidas adotadas para economia, estão a substituição de copos descartáveis por copos retornáveis/duráveis ou biodegradáveis, a captação de energia limpa (por exemplo fotovoltaica), a utilização de sensores de presença e lâmpadas de LED, o reaproveitamento da água da chuva e a instalação de dispositivos economizadores de água em torneiras e descargas. Além disso, a Justiça do Trabalho caminha para se tornar o primeiro ramo do Poder Judiciário com a totalidade de processos tramitando eletronicamente.

No Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), foi lançada em fevereiro a Campanha Socioambiental 2020 – TRT-2 Consciente, de iniciativa da Seção de Gestão Socioambiental, em parceria com a Secretaria de Comunicação, com o objetivo de promover a conscientização de servidores e magistrados para redução de consumo utilizando a transparência da informação. Ainda, a campanha busca o alinhamento das práticas adotadas no Tribunal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Sobre a data comemorativa, a desembargadora do trabalho Regina Duarte, presidente da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental, produziu artigo em que comenta: “Se algo pudermos comemorar neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vale lembrar da constância e resiliência de nossos servidores, agentes socioambientais, no trato individual, passo a passo, da manutenção de nossas boas práticas, a que acresceram importante contato com comunidades vulneráveis, em trabalho voluntário, nestes tempos de pandemia.” Clique aqui e acesse a íntegra do artigo.

Para conhecer mais ações do TRT-2 voltadas à sustentabilidade, acesse a página da Gestão Socioambiental, no menu Institucional > Cidadania > Responsabilidade Socioambiental ou clique aqui.

 

 

 

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp