Justiça em Números: TRT-2 conciliou mais da metade dos processos de conhecimento em 1º grau em 2020

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) foi, entre todos os tribunais do país, o que obteve o maior índice de conciliação na fase de conhecimento no primeiro grau, com 51% dos processos entrados solucionados por acordo. Entre os tribunais trabalhistas, a média é de 44,8%. As informações foram divulgadas nessa quarta (28) pelo Relatório Justiça em Números 2021, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apura o desempenho do Poder Judiciário durante o ano de 2020.

Esse percentual representou um aumento de casos conciliados em relação a 2019, no TRT-2, quando o índice de conciliação foi de 42,2%. Em relação ao número de conciliação em todo o Regional, em 2020, incluída a fase pré-processual, o TRT-2 conseguiu 27,1%, também o segundo maior entre todos os tribunais e maior que a média nacional entre os tribunais trabalhistas, que foi de 23%.

O índice de conciliação é obtido pelo percentual de sentenças homologatórias de acordo em relação ao total de sentenças e decisões terminativas proferidas.

Produtividade

O TRT-2 também se destacou em relação aos índices de produtividade, que são calculados pela relação entre o volume de casos baixados e o número de magistrados(as) e servidores(as) que atuaram durante o ano na jurisdição. Entre os magistrados esse número foi de 1.202, o mais alto entre os tribunais de grande porte. Já em relação aos servidores, o índice ficou em 137, que faz o Regional figurar entre os três trabalhistas com maior número de casos por servidor. 

Outros destaques

No quesito índice de atendimento à demanda nas fases de execução e conhecimento no primeiro grau, o TRT-2 obteve 99%, maior percentual entre os tribunais trabalhistas de grande porte. Em relação ao tempo de tramitação de processos baixados na execução fiscal, o TRT-2 apresentou uma média de 2 anos e 1 mês, figurando entre os tribunais que levam menos tempo para finalizar a execução. 

Acesse aqui o Relatório Justiça em Números 2021 na íntegra.

 

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp