Nota de pesar: falecimento do ministro Walmir Oliveira da Costa

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região lamenta profundamente o falecimento do ministro Walmir Oliveira da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ocorrido nesta quarta-feira (28). O magistrado faleceu por complicações decorrentes da covid-19.

Em nome do TRT-2, o desembargador-presidente Luiz Antonio Vidigal manifesta solidariedade à família do ministro Walmir e aos ministros e servidores do TST.

Trajetória

Natural de Irituia (PA), o ministro Walmir Oliveira da Costa ingressou na magistratura trabalhista em 1989, como juiz do trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Em 1997, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador do TRT-8. Atuou como juiz convocado no TST em dez períodos, entre 2000 e 2007. Em novembro de 2007, tomou posse como ministro do TST, em vaga destinada à magistratura. Atualmente, presidia a Primeira Turma do Tribunal e compunha a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e o Órgão Especial. Além da atividade jurisdicional, o ministro era vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Também tinha vasta experiência acadêmica e obras escritas, sendo membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Academia Nacional de Direito Desportivo. Consternado, o TST decretou luto oficial de três dias.

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp