Nupemec JT-2 completa 10 anos; saiba mais sobre sua jornada

As conciliações em reclamações trabalhistas no TRT da 2º Região movimentaram R$ 276 milhões em 2020, resultado de mais de 6,6 mil acordos efetivados. Os números, além de estarem de acordo com a missão pacificadora e conciliadora do TRT-2, traz à tona a importância do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT2), que completa, nesta quarta-feira (24/3), exatamente 10 anos.

Para marcar o aniversário e resgatar essa história, o Centro de Memória do Tribunal postou, em sua página Memórias Trabalhistas, um histórico completo, abordando a missão do TRT-2 desde sua fundação, o papel dos eventos nacionais de conciliação e alguns marcos do processo de desenvolvimento da cultura de conciliação. Clique aqui para acessar.

O artigo relembra iniciativas importantes do Nupemec, como os cursos de formação continuada, além de desafios superados pelo Núcleo para se inserir como uma unidade efetiva, quebrando barreiras culturais da instituição.

O Centro de Memória relembra, ainda, a atuação nos primeiros anos e o papel do Nupemec na criação das diversas unidades dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs), que descentralizam as atividades de conciliação e hoje cobrem de forma mais eficiente a Grande São Paulo e a Baixada Santista.

Leia o texto completo do Centro de Memória e acesse o álbum de fotos que comemora a data.

Eventos de conciliação

No ano passado, marcado pelo início da pandemia da covid-19, o Nupemec esteve envolvido no Mês Nacional da Conciliação Trabalhista, durante todo o mês de novembro, e na Semana Nacional da Conciliação, entre 30 de novembro e 4 de dezembro. O período foi marcado pela resolução de vários processos, sendo que alguns deles se arrastavam havia muitos anos. Clique aqui para conhecer alguns deles.

Como conciliar?

Todos os anos são realizados eventos específicos para conciliações, mas a prática pode ser realizada a qualquer momento. Para isso, basta acessar o atalho “Quero Conciliar” (localizado na parte inferior da página inicial do portal do TRT-2) ou clicar aqui, para preencher o número do processo a ser conciliado.

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp