Presidente do TRT-2 prestigia lançamento do Laboratório de Inovação do TRF-3

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, participou do lançamento do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), cuja cerimônia aconteceu na última segunda-feira (2) e foi conduzida pela presidente do TRF-3, desembargadora federal Therezinha Cazerta.

O Laboratório de Inovação é um espaço de participação democrática em que juízes, servidores, operadores do direito e usuários da Justiça poderão desenvolver e compartilhar experiências inovadoras voltadas para a melhoria da gestão pública e para o aprimoramento dos serviços prestados à população.

Participaram da solenidade, que ocorreu no Fórum Pedro Lessa, em São Paulo-SP, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, além de diversas autoridades do Poder Judiciário (confira na foto abaixo).

A diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo explicou que o principal objetivo do laboratório é atender e superar as expectativas do usuário. “A solução é criada em conjunto com atores de vários segmentos, conforme a temática; e as decisões saem mais sólidas, porque repercutem entre as pessoas que irão receber soluções mais eficientes”, afirmou.

A presidente do TRF-3 agradeceu a presença de todos e destacou que o laboratório da primeira instância já é um sucesso, com resultados muito positivos. “Agradeço ao ministro Toffoli pelo apoio que sempre dá ao nosso tribunal, ao ministro Humberto Martins e à conselheira Maria Tereza Uille. A palavra motivação é que traduz esse laboratório. O laboratório veio para reacender a disposição de todos para trabalhar e fazer um Judiciário melhor”.

O ministro Dias Toffoli disse que “o laboratório é um programa que une o conhecimento institucional, a inovação e a cooperação, com o objetivo de se alcançar a paz, a justiça e a eficiência institucional”.

O presidente do STF lembrou que a Justiça Federal de São Paulo foi pioneira, com a criação do primeiro laboratório de inovação do Poder Judiciário. Ele acrescentou que a Justiça Brasileira foi a primeira do mundo a integrar oficialmente os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) a seus procedimentos cotidianos. Por isso, de acordo com o ministro, ela recebeu cumprimentos do coordenador residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic.

O ministro parabenizou a todos os envolvidos e os conclamou a prosseguir “nessa auspiciosa trajetória por um Judiciário cada vez mais responsável, transparente, eficiente e cidadão”.

Para conferir a matéria completa bem como as fotos do evento, acesse o site do TRF-3.

 

 

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp