Revista da Turma da Mônica sobre trabalho infantil pode ser baixada gratuitamente no mês de junho

A revista da Turma da Mônica “Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira”, produzida em 2017 pela Mauricio de Sousa Produções, em parceria com a Justiça do Trabalho, já está disponível, gratuitamente, no aplicativo Banca da Mônica, e ficará disponível durante todo o mês de junho.

A disponibilização da versão digital do título faz parte de uma das ações lideradas pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, coordenado pela ministra Kátia Arruda, para marcar o mês em que se celebra o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de junho).

No especial, os personagens levantam a bandeira da infância saudável, sem a exploração de mão de obra infantil, explicando os direitos e deveres dos menores e mostrando que todas as histórias com crianças e adolescentes devem ter um final feliz. O aplicativo está disponível nas plataformas IOS e Android.

Trabalho infantil

Em 2002, o dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Desde 2012, com a criação do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e os tribunais regionais do trabalho de todo o país passaram a contribuir, de forma permanente, na implementação de políticas voltadas para a erradicação do trabalho infantil e para a proteção do trabalho decente de adolescentes.

A parceria da Justiça do Trabalho com a Mauricio de Sousa Produções existe desde 2013, quando foi publicada a primeira edição da revista em quadrinhos Trabalho infantil, nem de brincadeira.

Campanha nacional

Neste ano, uma campanha nacional realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) marcam a data. A iniciativa alerta para o risco de crescimento da exploração do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia. Entre as ações, os rappers Emicida e Drik Barbosa lançara a música inédita sobre o tema, intitulada Sementes, nos aplicativos de streaming e em videoclipe nos canais dos artistas.

Para marcar o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, foi realizado um webinário nacional (seminário virtual), transmitido pelo canal do Tribunal Superior do Trabalho no YouTube. O evento contou com o apoio do Canal Futura e debateu questões como o racismo no Brasil, os aspectos históricos, os mitos, o trabalho infantil no contexto da covid-19 e os desafios da temática pós-pandemia.

Além disso, nas redes sociais serão exibidos 12 vídeos com histórias de adultos que trabalharam na infância e hoje percebem os impactos negativos dessa experiência. A série, intitulada 12 motivos para a eliminação do trabalho infantil começou nessa segunda-feira (15).

Fonte: Secom/TST

 

 

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp