TRT-2 marca audiência entre funcionários da Proguaru e prefeitura de Guarulhos

A Justiça do Trabalho de São Paulo realiza nesta quinta-feira (23), às 14h, nova tentativa de conciliação entre os trabalhadores da Proguaru e o município de Guarulhos. Os empregados estão em greve contra a extinção da empresa determinada por lei e decreto municipais. 

Na quarta-feira (20), uma videoconferência entre as partes foi mediada pelo juiz da Vice-Presidência Judicial, Gabriel Lopes Coutinho Filho. O encontro, porém, não resultou em acordo. O prefeito da cidade, Gustavo Henric, foi convidado para  participar da próxima reunião.

No processo, o município de Guarulhos pede, entre outros pontos, que a paralisação seja declarada abusiva e que a Justiça do Trabalho determine manutenção de percentuais mínimos dos serviços prestados pelos empregados (80% na Secretaria da Educação, e de 50% nas áreas administrativas de apoio às escolas e à Secretaria da Saúde). 

A Proguaru é uma sociedade de economia mista responsável pelo serviço de coleta e remoção de lixo, fabricação de asfalto e construções de galerias e canalizações. Teve a extinção decidida após estudos técnicos concluírem pela inviabilidade financeira e econômica da empresa. Com isso, o sindicato que representa os obreiros (Stap) teme a dispensa em massa de mais de 4 mil pessoas.

Processo nº 1001008-81.2021.5.02.0000

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp