TRT da 2ª Região destaca-se nacionalmente em quantidade de processos julgados

É uma equação aparentemente insolúvel: como poderia o maior tribunal trabalhista do país manter o índice de julgamentos em alta, se ele tem o maior número de casos novos (em números absolutos e relativos: 2.020 processos novos a cada 100 mil habitantes, mais de 57% acima da média da Justiça do Trabalho), mas também o maior déficit de juízes entre todos os TRTs do país (23,5% dos cargos vagos)?

Seria necessário que cada juiz e cada servidor produzisse bem mais do que a média. E foi isso que aconteceu. Segundo o Relatório Justiça em Números 2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que traz as estatísticas relativas a 2018, foram 1.623 processos julgados por magistrado no TRT da 2ª Região: 23,2% acima da média de toda a Justiça do Trabalho. O índice de produtividade dos servidores da área judiciária do TRT-2 também se destaca: é 27,4% maior, apesar de seu percentual de cargos vagos (7,5%) ser 50% maior do que a média em todos os TRTs.

Esse desempenho valeu uma premiação de “Menção Honrosa – Quantidade de Processos Julgados”, na ocasião do Prêmio CNJ de Qualidade, que aconteceu na última segunda-feira de novembro (25), durante o 13º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Maceió-AL. Esse resultado, somado aos outros índices alcançados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, garantiu-lhe o Prêmio CNJ de Qualidade, na Categoria Prata (fotos acima).

(Fontes: Relatório Justiça em Números 2019, do CNJ, e Ata da Correição Ordinária realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região entre 19 e 23 de agosto de 2019.)

Texto: Alberto Nannini – Secom/TRT-2

 

 

 

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp