Novos dirigentes que conduzirão o TRT da 2ª Região no biênio 2020-2022 tomam posse

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região inicia agora uma nova fase em sua história. A solenidade telepresencial de posse dos novos dirigentes que conduzirão o maior Tribunal trabalhista do país durante os próximos dois anos (biênio 2020-2022) foi realizada nessa quinta-feira (1º/10), às 18h, no Salão Nobre do Ed. Sede (na capital paulista), em evento parcialmente presencial transmitido ao vivo pelo canal do TRT-2 no YouTube. Clique aqui para acessar a íntegra da transmissão. Ao final desta matéria, confira o álbum de fotos do evento. 

A cerimônia teve início com uma homenagem à desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, presidente do Tribunal no biênio que se encerra. Foi apresentado um vídeo com depoimento da magistrada e um resumo de suas principais realizações, ao lado dos três outros desembargadores que compuseram o Corpo Diretivo em sua gestão: Jucirema Maria Godinho Gonçalves (vice-presidente administrativa), Rafael Edson Pugliese Ribeiro (vice-presidente judicial) e Luiz Antonio Moreira Vidigal (corregedor regional, que ora assume a presidência do Tribunal). E então a presidente fez o seu pronunciamento, inicialmente prestando solidariedade a todas as pessoas atingidas pelo coronavírus, para depois falar de trajetória, agradecimentos e despedida: “Não poupei esforços para preservar esta Justiça Especializada pelos valores que a fundamentam e que, por si só, justificam a sua existência como uma justiça social. Clamei pela colaboração de todos (magistrados, Ministério Público, advogados, trabalhadores, empregadores, entidades sindicais e de classe), para que juntos caminhássemos lado a lado em busca dos mesmos ideais. Agradeço o auxílio e colaboração”.

Na sequência, tomou posse o novo presidente do TRT-2, desembargador Luiz Antonio Moreira Vidigal, que, após a leitura, juramento e assinatura do termo de posse, recebeu a medalha de Grão-Mestre da Ordem do Mérito, das mãos da desembargadora Rilma (foto acima).

Logo após, foram empossados os magistrados que passam a compor o Corpo Diretivo ao lado do desembargador Vidigal: a desembargadora Tânia Bizarro Quirino de Moraes, como vice-presidente administrativa; o desembargador Valdir Florindo, vice-presidente judicial; e o desembargador Sergio Pinto Martins, o novo corregedor regional.


Nas fotos acima (da esq. para dir.): des. Luiz Vidigal, des. Tânia Bizarro, des. Valdir Florindo e des. Sergio Pinto Martins

Em seguida, tomaram posse (por teleconferência; foto abaixo) os magistrados do Órgão Especial (desembargadores Rafael Pugliese, Manoel Antonio Ariano, Ricardo Luduvice, Alvaro Nôga, Orlando Bertão, Susete de Azevedo, Maria José Bighetti Ordoño, Willy Santilli, Celso Ricardo Furtado de Oliveira, Ivete Ribeiro e Maria Isabel Cueva Moraes); a nova ouvidora, desembargadora Rosana de Almeida Buono; o vice-ouvidor, desembargador Alvaro Alves Nôga; a nova diretora da Escola Judicial (Ejud-2), desembargadora Maria José Bighetti Ordoño; o vice-diretor da Ejud-2, desembargador Willy Santilli; e os magistrados do Conselho Consultivo da Ejud-2: desembargadores Lilian Gonçalves e Daniel de Paula Guimarães e juízes Rodrigo Garcia Schwarz e Thomaz Moreira Werneck.  

Para recepcionar os novos membros do Corpo Diretivo, coube à desembargadora Doris Ribeiro Torres Prina fazer a saudação: “O caminho se mostra extremamente desafiador. Vivemos um momento marcado por uma grande crise mundial, que afeta simultaneamente a saúde, a economia e o trabalho”. Em seu discurso, a magistrada falou da trajetória de cada um dos quatro desembargadores e, ao final, com entusiasmo e esperança, disse: “Que os cortes orçamentários e os ataques à Justiça do Trabalho não nos paralisem. Ao revés, sirvam-nos de incentivo para sermos cada vez mais úteis à sociedade, auxiliando-a a transpor esta grave crise que a acomete”.

O ministro Luiz Philipe Vieira de Mello Filho, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e atualmente no exercício da presidência do TST, também fez sua homenagem aos novos empossados: “Que Deus nos proteja e nos livre dos processos acelerados de alienação a que assistimos, e que sobretudo nos permita sermos todos nós vocacionados para essa incessante busca da percepção do outro. Que essa egrégia corte, com esses nobres magistrados, tenha muito sucesso e que Deus os proteja nesta caminhada que ora se inicia”.

O novo presidente, desembargador Luiz Antonio Moreira Vidigal, agradeceu a todos os participantes (incluindo ministros do TST, presidentes de tribunais e associações, magistrados do TRT-2 e outros convidados), à desembargadora Rilma e ao Corpo Diretivo do biênio anterior e falou das expectativas a partir de agora: “Trabalharemos com ânimo incansável, esforços redobrados com vistas ao alcance efetivo dos objetivos estratégicos da instituição, contemplando ações relacionadas à valorização dos magistrados e servidores, à humanização das relações de trabalho, à promoção da saúde, ao aprimoramento contínuo das condições gerais de trabalho, e à qualidade de seu ambiente.” Após se emocionar ao homenagear seus pais e a esposa, o novo presidente do TRT-2 concluiu seu discurso com uma mensagem inspiradora: “Tão certo que a verdade liberta, também o é que o medo escraviza. Viver exige ânimo, e a liberdade requer vigilância. Quanto mais cedo tivermos curiosidade em conhecer e nos adaptar às mudanças, conhecimento para entender e coragem para enfrentar adversidades, tanto mais cedo felizes seremos todos”. (Texto: João Marcelo Galassi; Fotos: Diego Dantas – Secom/TRT-2)


Clique acima para ver o álbum de fotos do evento

 

 

 

 

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp