CNJ promove ação para emitir registro civil de população vulnerável

 

Entre os dias 8 e 12 de maio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove em todo o país a Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário, também chamada de “Registre-se”. O objetivo é combater o sub-registro civil de nascimento no Brasil, ampliando o acesso à documentação básica para todos os brasileiros.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,7 milhões brasileiros não contam com certidão de nascimento. A situação é alarmante e atinge, sobretudo, pessoas em estado de vulnerabilidade, foco da campanha.

Durante os cinco dias, oficiais de registro atenderão solicitações de certidão de forma prioritária. No mesmo local, a população atendida poderá também obter o restante dos documentos, como CPF, RG, inclusão no CadÚnico para o recebimento de benefícios sociais, entre outros.

Em São Paulo, a iniciativa conta com o apoio do TRT da 2ª Região e acontece no Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, localizado na rua Riachuelo, 268, Centro. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da campanha. Clique aqui.

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp