Posse de três desembargadoras eleva presença feminina na 2ª instância no Regional

 

Três magistradas do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região tomaram posse como desembargadoras na tarde de sexta-feira (10/11). A solenidade contou com a presença de autoridades, amigos(as) e familiares das empossadas e ocorreu no Salão Nobre (20º andar) do Ed. Sede (Rua da Consolação, 1.272), em São Paulo-SP (veja o álbum de fotos e o vídeo da transmissão ao vivo feita no YouTube).

A presidente do TRT-2, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, conduziu a cerimônia que alçou Dulce Maria Soler Gomes Rijo, Maria Fernanda de Queiroz da Silveira e Silvane Aparecida Bernardes ao cargo de desembargador(a) do trabalho. Em discurso, a dirigente destacou a presença feminina na 2ª instância do órgão, marca que atingiu 63% com essa posse (56 desembargadoras de 89 postos ocupados). Relembrou ainda ser ela a sexta mulher a chegar ao cargo de presidente no TRT da 2ª Região, ressaltando que “o mundo do trabalho é muito democrático e plural”.

“Sintam-se orgulhosas por integrarem o tribunal do trabalho que possui o maior movimento processual do país, mas também a mais expressiva representação feminina no âmbito do 2º grau de jurisdição do Poder Judiciário brasileiro”, declarou.

Comprometimento

Durante a solenidade, as novas desembargadoras prestaram o compromisso com o cargo e assinaram o termo de posse. Também receberam a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, que homenageia pessoas e instituições de destaque no ramo do direito ou por relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho.

Em seus pronunciamentos, Dulce Maria Soler Gomes Rijo, Maria Fernanda de Queiroz da Silveira e Silvane Aparecida Bernardes agradeceram os familiares pela importância e contribuição na formação recebida e na jornada profissional que trilharam. Citaram professores e pessoas fundamentais em seu crescimento rumo ao cargo que assumem, homenagearam juízes(as) e servidores(as) com quem trabalharam, além de reforçarem o comprometimento com a promoção da justiça social e com a pacificação entre o capital e o trabalho buscadas pelo órgão.

Saiba mais

Além da presidente do TRT-2, compuseram a mesa diretora do evento a presidente do TRT da 9ª Região e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho, desembargadora Ana Carolina Zaina; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Enio Luiz Rossetto; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região, Vera Lucia Carlos; e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, Sarah Hakim.

Também compareceram o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Sergio Pinto Martins; os desembargadores aposentados do TRT-2 Adalberto Martins e Rovirso Boldo; representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região; do TRT da 3ª Região e da 15ª Região; da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo; e da Associação dos Advogados de São Paulo.

 

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp