Revista do TRT-2 aborda os temas mais atuais do direito e processo do trabalho

A edição nº 30 da Revista do Tribunal do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) já pode ser acessada desde esta segunda-feira (27/11). A publicação aborda alguns dos temas mais importantes e atuais do universo do direito do trabalho, como compliance para combate ao assédio moral, geolocalização como meio de prova, a representação coletiva de trabalhadores controlados por plataformas digitais, entre outros.

A revista discute também a perspectiva de gênero como garantia de realização de direitos humanos, estabelecida na resolução 492/2023 do Conselho Nacional de Justiça e o novo entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a instituição de contribuições sindicais assistenciais para todos os trabalhadores da categoria representada, independentemente da sindicalização.

Os leitores contam ainda com uma nova facilidade: o suplemento de decisões judiciais disponibiliza sumário que traz os principais assuntos de cada julgado, auxiliando na busca de temas específicos.

Lançamento

A nova edição da Revista do TRT-2 foi pré-lançada em evento na última quinta-feira (23/11), com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Judicial do TRT-2 no YouTube (reveja aqui).

Participaram da iniciativa membros da Comissão e do Conselho Editorial da Revista do TRT-2, além de representantes da Ejud-2 e de autores(as) dos artigos que compõem o informativo

Na ocasião, o diretor da Ejud, desembargador Alvaro Alves Nôga, ressaltou seu orgulho em recepcionar a comissão da revista, seus integrantes, além de poder “trazer um trabalho novo, bonito e bem apresentado”.

A presidente da Comissão de Revista do TRT-2, desembargadora Maria José Bighetti Ordoño, destacou que o periódico é fruto de um trabalho conjunto. “A revista é tão trabalhosa que precisa ter uma comissão (formada por duas desembargadoras e um desembargador) e um conselho editorial, que não é só composto por pessoas do nosso tribunal, formando um corpo misto. Em cada exemplar eu me emociono. A cada trabalho a gente vê que valeu muito a pena.”

Também falou na oportunidade a desembargadora Silvana Abramo Margherito, membro do conselho editorial, para quem a revista se mostra como um espaço de debate e constante renovação, que leva à comunidade jurídica a vitalidade do direito do trabalho.

                                                 

A 30ª edição traz artigos sobre combate ao trabalho escravo; teletrabalho transnacional; ferramentas de combate ao assédio moral; métodos de solução de conflitos; flexibilização e plataformização das relações de trabalho; saúde e segurança no trabalho portuário; perspectiva de gênero e direitos humanos; e a geolocalização no processo do trabalho. 

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp